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Pasta Data - Funções Lua

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GOD Vitor
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Pasta Data - Funções Lua

Mensagem por GOD Vitor em Qua Set 28, 2016 12:45 am

Parte I – Funções Lua

irei mostrar como usar e quase todas as funções em lua existentes no otserver, lembrando que esse tutorial foi baseado no The Forgotten Server 0.3.0 Alpha 3. Portanto poderá haver funções aqui que não terá em outros otservers ou será diferente o nome.
Lembrando que todas as funções existentes aqui poderão ser usadas tanto em actions, npcs, movements, talk actions e spells.
Dividi as funções em três grandes grupos e subgrupos, os três grandes são funções get(receba), set (insira) e do (faça).
Use Forgotten Server 3.0 pelo amor de deus, se você não saber usar sql aprende a usar Sqlite.

                                                                        Funções Get
Explicação: São as funções que retornam valores, ou seja, elas fazem checagens. São muitos utilizadas e uteis. Ela é usada em condicionais (If, while, for) ou inseridas em variáveis. O modo de usa-la depende do tipo de script ou do jeito que você preferir.
Dividi elas em dois grupos, a get simples e a get com parâmetros.

                                                                  Funções Get Simples
Explicação: São funções simples mesmo basta coloca-las e elas retornarão um valor, pode coloca-las em condicionais ou em variáveis. E todas elas buscam valores em players.

OBS: As que há creature pode ser usados em monstros (a maioria).

São elas:
Spoiler:
getPlayerFood(cid) – Verifica quanto de tempo de comida o player possui.
getCreatureHealth(cid) – Verifica a health atual do player.
getCreatureMaxHealth(cid) – Verifica a health máxima do player.
getCreatureMana(cid) – Verifica a mana atual do player.
getCreatureMaxMana(cid) – Verifica a mana máxima do player.
getPlayerLevel(cid) – Verifica o level do player.
getPlayerExperience(cid) – Verifica a experiencia.
getPlayerMagLevel(cid) – Verifica o magic level.
getPlayerAccess(cid) – Verifica o nível de acesso (player,gm,tutor...)
getPlayerTown(cid) - Verifica o id da cidade natal do player.
getPlayerVocation(cid) – Verifica a vocação dele.
getPlayerSoul(cid) – Verifica o soul points.
getPlayerFreeCap(cid) – Verifica quanto de capacidade atual existe.
getPlayerLight(cid) - Verifica o tamanho da luz do player.
getPlayerGuildId(cid) – Verifica o id atual da guild do player.
getPlayerGuildName(cid) – Verifica o nome da guild.
getPlayerGuildRank(cid) - Verifica o posto dele na guild.
getPlayerGuildNick(cid) – Verifica o nick dele na guild. (aquilo escrito no final entre parenteses).
getPlayerGuildLevel(cid) – Verifica o nível da guild.
getPlayerSex(cid) – Verifica o sexo do player (0-mulher, 1 – homem).
getPlayerLookDir(cid) – Verifica a direção na qual ele está olhando. (0-norte, 1-leste, 2-sul, 3 -oeste).
getPlayerGUID(cid) – Verifica o id dele na database.
getPlayerPromotionLevel(cid) – Verifica o nível da promoção do player.
getPlayerGroupId(cid) – Verifica o nível dele. (igual acesso).
getPlayerInstantSpellCount(cid) - Verifica quantas spells o player sabe.
getMonsterTargetList(cid) – Verifica os monstros na qual você está atacando.
getMonsterFriendList(cid) – Verifica os monstros amigo (provavelmente summons).
getCreatureOutfit(cid) – Verifica o id da roupa do player.
getCreaturePosition(cid) – Verifica a posição x,y,z do player.
getCreatureSpeed(cid) – Verifica a velocidade atual do player.
getCreatureBaseSpeed(cid) – Verifica a velocidade base do player.
getCreatureName(cid) – Verifica o nome do player.
getCreatureTarget(cid) – Verifica quem o player está atacando.
getPlayerPremiumDays(cid) – Verifica quantos dias de premium account o player possui.
getPlayerSkullType(cid) – Verifica qual skull o player possui.
getPlayerBalance(cid) – Verifica o saldo bancário do player.
getPlayerStamina(cid) – Verifica o tempo de stamina.
getPlayerNoMove(cid) – Verifica se ele pode se mover.
getPlayerExtraExpRate(cid) – Verifica a taxa de experiencia extra (a confirmar).
getPlayerPartner(cid) – Se o player está em parte ou não.
getPlayerParty(cid) – Verifica informações da party do player.
getPartyMembers(lid) – Verifica os membros da party segundo o id da função acima.
getCreatureMaster(cid) – Verifica a criatura mestre (a que sumona).
getCreatureSummons(cid) – Verifica os summons da criatura.

A sintaxe dessas funções é essa:
Spoiler:
Exemplo:
if getCreatureMana(cid) == 20 then

Ou

mana = getCreatureMana(cid)
if mana == 20 then

                                                     Funções get com parametros.
Explicação: Essas funções fazem o mesmo papel da outra get simples, porém elas tem certos parâmetros pois normalmente elas checam coisas a mais, e algumas checam objetos e não só valores do player.
Lembrando que se for comparar itens que são com nomes (exemplo : getItemNameById(2195) == 'boots of haste' then) deve se colocar entre aspas pois é uma função string. Números não precisam estar dentro de aspas.

São elas:
Spoiler:
getPlayerSkill(cid, skillid) - checa o skill especificado do player (0- fist,1-club, 2-sword, 3-axe, 4-distance, 5 -shield, 6 – fishing).
getPlayerItemCount(cid,itemid) - checa a quantidade de item agrupaveis.
getPlayerSlotItem(cid, slot) - Checa que item tem no slot do player (1-cabeça, 2- amuleto, 3- backpack, 4-armadura, 5-mão direita, 6-mão esquerda, 7-pernas, 8- botas, 9-anel, 10 slot da tocha).
getPlayerWeapon(cid, <optional> ignoreAmmo) - Checa que arma o player esta usando. (o outro parâmetro ainda n usei).
getPlayerItemById(cid, deepSearch, itemId, <optional> subType) - Procura o item especifica no item, pode colocar o subtipo (viais por exemplo).
getPlayerDepotItems(cid, depotid) - Ve quantos itens tem no depot da cidade (Por id de cidade).
getPlayerFlagValue(cid, flag) - Ve as flag dos players (Apenas em TFS e nunca usei).
getPlayerCustomFlagValue(cid, flag) - Verifica o valor da flag.
getPlayerLearnedInstantSpell(cid, name) - Verifica se o player sabe a magia.
getPlayerInstantSpellInfo(cid, index) - Desconheço
getInstantSpellInfoByName(cid, name) - Verifica valores da magia
getInstantSpellWords(name) - Retorna a palavra magica da magia.
getPlayerStorageValue(uid, valueid) - Verifica o valor do storage do player
getCreatureByName(name) - Retorna o nome da criatura.
getPlayerGUIDByName(name) - Verifica o numero da tabela sql do player.
getPlayerNameByGUID(guid) - Verifica o nome do jogador pelo numero da tabela sql
getContainerSize(uid) - Verifica quantos slots tem o container.
getContainerCap(uid) - Verifica quanto pesa o container.
getContainerItem(uid, slot) - Verifica se há um container no slot especificado.
getDepotId(uid) - - Verifica o id da cidade do depot.
getItemDescriptionsById(itemid) - Pega a descrição do item pelo id.
getItemNameById(itemid) - - Pega o nome do item pelo id.
getItemPluralNameById(itemid) - Pega o nome em plural do item pelo id.(apenas itens agrupáveis).
getItemIdArticleById(itemid) - Retorna um valor pelo id. Desconheço essa função
getItemWeightById(itemid, count, <optional: default: 1> precise) - -Pega o peso do item por id.
getItemDescriptions(uid) - - Pega a descrição do item por uid. (por exemplo se ele é item ou item2 em actions).
getItemName(uid) - - Pega a descrição do item por uid.
getItemAttack(uid) - Pega o ataque do item por uid.
getItemPluralName(uid) - Pega o nome em plural por uid.
getItemExtraAttack(uid) - Modifica o ataque extra da arma (Acho que deve ser ataque elemental ou defesa de armor).
getItemIdArticle(uid) - - Desconheço.
getItemDefense(uid) - - Pega a defesa do item por uid.
getItemExtraDefense(uid) - - Pega a defesa extra (armor) por uid.
getItemArmor(uid) - - Pega o valor de armor por uid.
getItemAttackSpeed(uid) - - Pega a velocidade de ataque por uid.
getItemHitChance(uid) - - Pega a chance de dano do item por uid.
getItemIdByName(name) - - Retorna o id do item pelo nome.
getPromotedVocation(vocation) - - Verifica qual o nome da vocação promocional da vocação(Sorcerer = Master Sorcerer).
getPlayerBlessing(cid, blessing) - - Verifica qual nível de benção o player tem (1 = 1, 2 =2...).
getTemplePositionByName(townName) - - Verifica as coordenadas do templo pelo nome da cidade.
getTemplePositionById(townId) - - Verifica as coordenadas do templo pelo id da cidade.

                                                             Funções Set
Explicação: São poucas funções. Elas inserem valores ou seja inserem novos valores, inutilizando os antigos. Deve se usa-las dentro de condicionais.

Exemplo:
Spoiler:
if getItemNameById(item.uid) == 'boots of haste' then
setItemArmor(item.uid, 5)
end
No caso se o item se chamar boots of haste, o script coloca arm 5 nela.

São elas:
Spoiler:
setItemAttack(uid, attack) - Modifica o ataque da arma
setPlayerStamina(cid, minutes) - Adicione tempo em stamina.
setPlayerExtraExpRate(cid, value) - Modifica mais taxa de experiencia
setPlayerPartner(cid, guid) - Desconheço
setItemPluralName(uid) - Modifica ou adiciona o nome do item no plural.
setItemName(uid) - Muda o nome do item.
setItemIdArticle(uid) - Modifica o article no item (sei la q merda é essa)
setItemExtraAttack(uid, extraattack) - Adiciona ataque extra na arma.
setItemDefense(uid, defense) - Modifica defesa no item
setItemExtraDefense(uid, extradefense) - Modifica aquela defesa extra na arma
setItemArmor(uid, armor) - Modifica a armor do item
setItemAttackSpeed(uid, attackspeed) - Muda a velocidade de ataque do item
setItemHitChance(uid, hitChance) - Modifica a taxa de dano do item
setGlobalStorageValue(valueid, newvalue) - Adiciona um valor global (Muito útil para scripts avançados)
setHouseOwner(houseid, ownerGUID) - Muda o dono da casa
setWorldType(type) - Muda o estilo do mundo para PvP, No-Pvp e Pvp-Enforced

                                                           Funções Do
Explicação: Funções que fazer algo, normalmente modificam , porem ao contrario do set algumas apenas adiciona valores. São usadas dentro de condicionais.

A sintaxe dela é :

if item.itemid == 2195 then
doCreatureAddHealth(cid, -1000)
end

No caso se o item usado no script for 2195, ele remove 1000 de hp.

São elas:
Spoiler:
doPlayerLearnInstantSpell(cid, name) - Faz o player aprende a magia pelo nome dela.
doRemoveItem(uid, quantidade) - Remove o item do player.
doPlayerFeed(cid, food) - Adiciona "comida" ao player.
doPlayerSendCancel(cid, text) - Manda aquela mensagem branca no rodapé da tela.
doPlayerSendDefaultCancel(cid, ReturnValue) - Inútil pelo que saiba , por que nunca vi um script com isso e por isso n sei pra q serve.
doTeleportThing(cid, newpos, <optional> pushmove) - Teleporta o player para uma nova posição.
doTransformItem(uid, toitemid, <optional> count/subtype) - Transforma o item em outro.
doCreatureSay(cid, text, type) - - Faz o player falar algo.
doSendMagicEffect(pos, type[, player]) - Faz algum efeito magico
doSendDistanceShoot(frompos, topos, type) - Faz algum efeito de distancia
doChangeTypeItem(uid, newtype) - Muda o tipo dele ou a quantidade de itens agrupáveis.
doSetItemActionId(uid, actionid) - Adiciona uma nova actionid por uid.
doSetItemText(uid, text) - - Adiciona um texto ao item.
doSetItemSpecialDescription(uid, desc) - Coloca a descrição especial no item. (Esse item foi feito especialmente para sei la kem).
doSendAnimatedText(pos, text, color) - Manda um texto animado (Se você joga servidor Pvp-Enforced sabe qual é).
doPlayerAddSkillTry(cid, skillid, n) - Adiciona uma tentativa em um skill (Se você colocar 9999999 ele aumenta apenas 1 skill).
doCreatureAddHealth(cid, health) - Adiciona life ao player.
doCreatureAddMana(cid, mana) - Adiciona mana ao player.
doPlayerSetTown(cid, townid) - Muda a cidade do player.
doPlayerSetVocation(cid,voc) - Muda a vocação do player ( Não coloque vocação promocional em TFS por que dará erros).
doPlayerRemoveItem(cid, itemid, count, <optional> subtype) - Remove um item do player.
doPlayerAddExp(cid, exp) - Adiciona experiencia ao player.
doPlayerAddOutfit(cid,looktype,addons) - Adiciona addons do outfit ao player.
doPlayerRemoveOutfit(cid,looktype,addons) - Remove addons do outfit do player.
doAddContainerItem(uid, itemid, <optional> count/subtype) - Adiciona um container por uid.
doBroadcastMessage(message, type) - Manda uma mensagem global ao servidor.
doPlayerBroadcastMessage(cid, message, <optional> type) -
doPlayerSetSex(cid, newSex) - - Muda o sexo do Player (0- mulher, 1 homem)
doCreatureChangeOutfit(cid, outfit) - Muda a roupa do player.
doSetMonsterOutfit(cid, name, time) - Muda a roupa para de um monstro.
doSetItemOutfit(cid, item, time) - Muda a roupa do player para de um item.
doSetCreatureOutfit(cid, outfit, time) - Adiciona uma roupa por tempo.
doPlayerAddMapMark(cid, pos, type, <optional> description) - Adiciona aquelas marcações no mapa do jogador.
doPlayerAddPremiumDays(cid, days) - Adiciona dias de premium no jogador
doPlayerAddManaSpent(cid, mana) - Adiciona % de magic level (Se você colocar 99999999 ele aumentará muitos mls...)
doPlayerAddSoul(cid, soul) - Adiciona soul points ao jogador
doPlayerAddItem(uid, itemid, <optional> count/subtype, <optional: default: 1> canDropOnMap) - Adiciona itens no player.
doPlayerAddItemEx(cid, uid, <optional: default: 0> canDropOnMap) - Adiciona um item2 no player (Estranho).
doPlayerSendTextMessage(cid, MessageClasses, message) - Manda um texto pro player.
doPlayerAddMoney(cid, money) - Adiciona dinheiro ao player
doPlayerRemoveMoney(cid, money) - Remove dinheiro do player.
doPlayerWithdrawMoney(cid, money) - Remove dinheiro do banco
doPlayerDepositMoney(cid, money) - Adiciona dinheiro ao banco.
doPlayerTransferMoneyTo(cid, target, money) - Transfere dinheiro do banco.
doShowTextDialog(cid, itemid, text) - Mostra o texto do item
doDecayItem(uid) - Decai o item (aprodecer)
doCreateItem(itemid, type/count, pos) -
doCreateItemEx(itemid, <optional> count/subtype) - Cria um item2.
doTileAddItemEx(pos, uid) - Cria um item2 em um tile
doAddContainerItemEx(uid, virtuid) - Adiciona um item2 no container
doCreateTeleport(itemid, topos, createpos) - Cria um teleport
doSummonCreature(name, pos) - Sumona um monstro

OBS: Existem mais comandos porém são raríssimos de ser usados. Por que os cara do TFS criam comandos em Luas para o Gesior e Jiddo se lascarem criando tranqueiras em Lua.

                                                   Stackpos
Explicação:
Sem duvidas, umas das partes mais chatas de explicar, porém ao aprender é difícil esquecer.
O stackpos é usado para se mexer em itens empilhados, infelizmente ele se modifica muito então essa tabela mostra os stackpos que não mudam.

Spoiler:
0 – ground (chão)
1- Qualquer objeto acima do chão (se houver chão)
253 – player ou monstro
255 – item mais alto de qualquer pilha
65535 – dentro de um player

Agora tirando isso os de 2 a 252 sempre mudam (Eu acho que não esqueci os outros que mudam), então vou tentar explicar do jeito que entendi antigamente...

Se você tem empilhado o chão, uma mesa, e um bag. Os stackpos ficam assim:
Spoiler:
0 – chão
1 – mesa
2 – bag

Agora se você tem os mesmo itens e em cima da bag uma backpack e um scarab coin.
Spoiler:
0-chão
1-mesa
2-scarab coin
3-backpack
4-bag

Confundiu ? Sim é normal, se houver três ou mais itens acima do chão, o chão e o objeto acima dele continuam com o mesmo stackpos. Porém depois é contado de cima para baixo.
Veja esse exemplo :
stackpos:
Spoiler:
0-areia
1-mesa
2-backpack
3-bag
4-gold coin
5-rope
6-shovel
7-machete
8-dead human

Nesse caso a ordem dos itens de baixo para cima é :
Areia, mesa, dead human, machete, shovel, rope, gold coin.bag e backpack. Entenderam agora ?
Se não tente fazer uns testes que com certeza entenderá. E depois pelo seu bem, tente não esquecer isso. Pois em movements é importantissimo.
Bem esse tutorial foi leve e servirá de base para os próximos, pois esses comandos podem ser usados em tudo que há lua.
Peço desculpas se ele fico confuso
Pois não estou vagal quanto antes e tenho pouco tempo...
Esperem que virão mais tutoriais.
comentários é o combustível. Então deem sugestões, reclamações ou me ofendam sei la.

Créditos:
TonyHalk - Pelas explicações e pelas funções.
GOD Vitor - Pela organização e correção de algumas palavras, também por trazer para o PK.


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Dicas Importantes:
- Respeite as Regras.
- Não peça suporte por MP

    Data/hora atual: Qua Jan 18, 2017 5:14 am